Life Coaching

How-to-Find-a-Coach-You-Love-e1478726418905

O que é Coaching? 
É o processo que visa levar o cliente (coachee) a caminhar rumo a um objetivo, sonho. Em suma, o Coach tem a missão de ajudar seu cliente a reconhecer o ponto A (estado atual, situação em que se encontra no momento), para depois estabelecer alvos rumo ao ponto B (Objetivo desejado).

Quem pode participar do Life Coaching?
O Life Coaching, ou Coaching de Vida, pode ser feito por qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades para alcançar seus objetivos. Por exemplo, há pessoas que tem o sonho de fazer uma faculdade x ou passar em um concurso y, mas não sabem o que fazer, como organizar o tempo, etc. O Coach ajudaria a pessoa a se organizar. Mas o processo de Coaching aborda várias outras áreas de vida, tais como melhor desempenho acadêmico, profissional, resolver conflitos familiares, aquisição de bens, e até mesmo auxiliar pessoas que não tem objetivo algum. Sim, há várias pessoas, principalmente entre os jovens, que não sabem o que querem da vida; portanto, o Coach, através de algumas ferramentas, tentará auxiliar seu cliente a descobrir um objetivo que dê sentido a sua vida.

Coaching é igual terapia?
Não. De maneira resumida, a terapia normalmente trata do passado, das feridas do passado, curando as emoções, para melhor viver o agora; já o Coaching, não fica fixo no passado, mas põe o foco no futuro, num objetivo a conquistar. É verdade que o Coaching pode trabalhar algumas realidades do passado, mas somente para ressignificá-las para servirem de impulso para alcançar o objetivo, e não mais como barreira - como infelizmente acontece com muitos clientes.

Não conheço nenhum Coach na minha cidade, o que fazer?
Você pode contratar um profissional que faça sessões de Coaching online. Há vários que oferecem tal serviço, normalmente via Skype. Mas atenção: tenha sempre cuidado com a qualidade do serviço oferecido. Há muitos coaches, mas é preciso se atentar se o mesmo irá suprir as suas necessidades específicas.

E se o Coaching não resolver meu problema?
Em primeiro lugar é necessário avaliar, ainda nas primeiras sessões, se realmente o Coaching é o melhor profissional para ajudar em determinado problema; afinal, há pessoas que precisam de um psicólogo, por exemplo. É por esse motivo que recomenda-se tomar cuidado com o profissional a contratar, pois pode acontecer de alguém ficar enrolando numa sessão de Coaching sem resolver o problema, pois o mais indicado seria outro profissional. No caso de uma depressão profunda, por exemplo, o mais indicado é um Psicólogo, não um Coach.
Em segundo lugar, é preciso fazer uma autoavaliação: me propus a colocar em prática tudo aquilo que o Coach recomendou? Acontece muito de alguns Coach não darem sequencia no processo, pois o cliente não colocava nada em prática. O Coaching não é ter alguém para fazer as coisas no meu lugar, mas ter alguém para pegar na minha mão me ajudando a caminhar no rumo certo, desviando dos perigos, das pedras, levantando-me quando cair... O Coach indica, sugere, propõe, mas é o cliente que coloca em prática.
Mas, caso o treinamento em si não tenha surtido efeito, seja por ser ruim, ou mesmo por não ter se encaixado na tua realidade de vida, procure conversar com o profissional a respeito.
No meu caso, faço um contrato me comprometendo com meus clientes a devolver o dinheiro investido caso o processo de Coaching não tenha surtido efeito. Mas aí vai de cada profissional. Eu dou essa garantia.



Deseja participar de um processo de Coaching comigo? Preencha o formulário abaixo.


Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVIC1CPV86-tQDQz4IIN0GhjKFoTpgle8PVs9K28TFGGdc8A/viewform?usp=sf_link

Qualquer dúvida, mande-me um e-mail: andersonbezerra.coach@gmail.com 


Share
Tweet
Pin
Share