Católicos: Santos e imagens

by - julho 30, 2010


A paz de Cristo, e amor de Maria.

Meus irmãos, hoje quero falar sobre algo que é motivo de perseguição para nós Católicos: Santos e imagens! Motivo de muita discussão religiosa, quero tentar ser claro naquilo que estou me propondo a falar.
Nós temos os santos como nossos intercessores junto a Deus; eles são os que rogam por nós; que intermedia nós com Jesus. Nós nunca colocamos um santo acima de Deus, e nem pedimos para o santo fazer algum milagre. Simplesmente pedimos intercessão se for da vontade de Deus!
Os santos foram pessoas que ainda quando viviam nesse mundo trabalharam para o reino de Deus, e com isso vivem com certeza na presença de Deus. Não é tão fácil pedir para alguém tão próximo de Deus? Claro que não só podemos como devemos, pedir diretamente a Deus.
Um exemplo interessante que minha catequista usou uma vez foi o seguinte: "Quando você vai procurar emprego você fala diretamente com o dono da empresa? Não! Primeiro o currículo vai passando de mão em mão ate chegar nas mãos de quem contrata. Assim é a relação com os santos, nos entregamos nossos pedidos a eles, e eles levam ate Deus.
A maior "perseguida" entre os santos e santas é minha Mãe do Céu: Nossa Senhora! Ela que é com certeza nossa intercessora junto a seu filho e Nosso Senhor Jesus Cristo, nossa tão amada mãe. Os protestantes se confundem (e tentam confundir terceiros) achando que colocamos Nossa Senhora acima de Deus. Jamais, nos amamos Maria sim... mas não adoramos (adorar somente a Deus), não colocamos acima de Deus (Deus esta acima de todas a coisas), e sabemos que ela não tem poder nenhum (mas ela pedi, roga, clama, intercede junto a Jesus Cristo por todos nós). Se sua mãe te pedi algo, você não faz? Assim Jesus Cristo também atente as súplicas de sua mãe (e mãe nossa também). Um exemplo é quando Maria intercede quando o vinho acaba nas bodas de Caná.
Sou constantemente questionado em relação a Nossa Senhora e aos santos viverem no céu. Dizem tais pessoas que Nossa Senhora e as pessoas que morreram na graça de Deus só iram ressuscitar para a nova vida no juízo final. Isso é um absurdo. Como pode isso acontecer? Se fosse assim para todos ressuscitarem só no juízo final, como poderia Jesus falar para um dos malfeitores que estavam crucificados com ele: "Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso".(Lucas 23,43).
Em relação as imagens de santos, de Jesus, etc...; segue o que tem na Bíblia Ave Maria, no final tem algumas explicações sobre imagens:
"A proibição do Ex 20,4s e do Dt 4,15s aplica-se às imagens culturais. No Novo Testamento, a palavra "imagem" é usada as vezes no sentido de expressão autentica e adequada. São Paulo diz, por exemplo, que Cristo é a imagem de Deus: 2Cor4,4; Cl 1,15; 3,10; outras vezes, indica subordinação de uma ordem inferior a outra superior. Por exemplo: o cristão em relação a Cristo: Rm 8,29; a vida terrestre em relação as realidades espirituais: 1 Cor 3,18. Nesse sentido, se diz que o homem foi criado à imagem de Deus: Gn 1,26s; 5,1; 9,6; Sb 2,23; Eclo 17,1; Sl 2,23; tanto no Êxodo como no Deuteronômio,a proibição de imagens dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e figuras de deuses falsos que tomavam formas de pessoas, animais, astros, etc. Tanto é assim que o mesmo Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Essa imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz: Jo 3,14s. Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Ex 25,8ss. Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre as quais leões e bois: 1 Rs 7,29.Nem por isso o templo foi do desagrado de Deus. com essas proibições, Deus procurava proteger o pequeno povo de Israel, cercado de tantos povos idolatras e ele mesmo propenso à idolatria. Portanto, ao recriminar os Católicos, os protestantes deveriam primeiramente provar que as imagens de Jesus Cristo, Maria Santíssima e dos santos são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens(de ídolos) mandou fazer imagens (não de ídolos) como a serpente de bronze, querubins." (Pagina 1585/1586 da Bíblia Ave Maria)
O texto acima descreve muito bem em relação as imagens e a ídolos. Eu tenho imagens de santo, tenho crucifixo, não idolatro nada. Como obviamente na época não existia câmera fotográfica, então temos as imagens de Jesus, Maria, etc... que foram passando de geração em geração (ou ate mesmo de aparições no decorrer do tempo).
Eu adoro somente a Deus, meu único Senhor é Jesus Cristo, toda honra e toda glória a Deus. Viva o Deus trino. Viva a presença viva e real de Jesus Cristo na sua Igreja!
A paz de Jesus Nosso Senhor e amor de Maria nossa Mãe

You May Also Like

0 comentários