Faculdade a distância vale a pena?

by - julho 31, 2017



Muitas pessoas ao ingressarem na faculdade no módulo EaD (Educação a Distância) têm o receio de o curso não ter o mesmo valor (reconhecimento) de um Presencial, ou de não obter um aprendizado significativo tanto quanto no Presencial. Em relação reconhecimento, os diplomas dos cursos liberados pelo MEC para serem ministrados EaD, têm o mesmo valor de um curso presencial. O estudante deve apenas verificar se a instituição é credenciada.

Porém, muitos ainda ficam com um pé atrás em relação a fazer uma faculdade a distância; pois acham que não se aprende verdadeiramente nessa modalidade, sendo um ensino fraco, formando profissionais mal capacitados. Mas será que isso é verdade?

Para verificarmos se é possível ter ensino-aprendizagem em uma faculdade Ead, vejamos primeiramente um conceito de aprendizagem:

Aprendizagem pode ser definida como um processo que conduz à aquisição de certa habilidade para responder de forma adequada a uma situação nova ou já conhecida. Também podemos definir aprendizagem como a fixação de dados na memória, de forma que os mesmos podem ser lembrados e reconhecidos. (Lima, 1973. Dicionário de Psicologia Prática. Grifo meu.)

Aprender, portanto, presencialmente ou a distância, é fixar dados na memória, lembrar destes dados, reconhecer. É dominar determinado tema; adquirir conhecimento.

Alguns estudantes dizem que não é possível adquirir aprendizado de qualidade EaD. Muitos relatam as dificuldades que tiveram, afirmam que não aprenderam quase nada. Mas este problema de aprendizado pode não ter nada a ver com a modalidade em si. Nós, seres humanos, temos nossas particularidades, o que é fácil para mim pode ser difícil para você, e vice-versa. Cada um tem uma maneira de aprender. Não há fórmulas mágicas.

Para provar que a modalidade em si (Presencial ou a Distância) não interfere no processo ensino-aprendizado, e que é possível aprender tanto numa como noutra, trago abaixo alguns dados do MEC.


Universidade de Brasília






Universidade Federal de São Carlos

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Ele avalia o aprendizado dos alunos de cursos superiores. Nos dados acima, nós podemos ver que na Faculdade de Pedagogia da Unb, os alunos do módulo Presencial tiraram a mesma nota que os do módulo EaD (4). Já na Universidade Federal de São Carlos (SP), os estudantes de Pedagogia tiraram a nota máxima (5), tanto os do módulo Presencial, como no EaD. Portanto, as notas do Enade citadas aqui mostram que os alunos da EaD podem aprender tanto quanto no módulo presencial.

É válido lembrar que citei dois exemplos de universidades públicas, para que não ache que estou fazendo propaganda de alguma universidade privada. Você pode verificar no portal do Ministério da Educação a nota do seu curso na universidade em que você estuda ou pretende estudar.

Para você se guiar melhor na hora de escolher a instituição. Você precisa saber que, para o MEC, as notas 3,4 e 5 são consideras satisfatórias; já as notas 1 e 2, são consideras não satisfatórias. Portanto, uma recomendação é não se matricular nas instituições com notas 1 e 2, pois a qualidade do ensino é insatisfatória.




Se você foi verificar a avaliação do curso que você faz ou deseja fazer no módulo EaD, deve ter observado que a maioria está com nota 3. Essa nota é satisfatória. Embora as próprias faculdades presenciais também tenham a maioria das suas avaliações na média, é mais fácil encontrar nota máxima nos cursos presenciais. Bom, não há motivo para preocupação, afinal, mesmo nos presenciais, a maioria das notas máximas está nas federais. E isso nos mostra o problema da educação brasileira, não uma falha especificamente na modalidade de ensino.

Na modalidade Ead, como vimos, podemos aprender tanto quanto presencialmente. Porém, é preciso fazer alguns apontamentos. Quais os motivos de termos poucos cursos EaD com nota máxima?
  • Educação básica: a nota do Enade dos cursos presenciais é apresentada por Polo. Por exemplo, no caso da Unb, o curso presencial de Pedagogia do polo aqui de Brasília é 4. Já a nota dos cursos a distância, é feito uma média da nota dos estudantes de todos os polos que a instituição tenha espalhados pelo país. A UnB tem vários Polos fora do Distrito Federal, e a nota 4 do curso de Pedagogia é a média dos alunos desses diversos Polos. Normalmente nas universidades federais, inclusive no módulo EaD, as vagas são muito concorridas, conseguindo fazer a matrícula aqueles estudantes de melhor desempenho, que teve uma educação básica de qualidade. Por isso é mais fácil achar nota máxima no Enade nas universidades federais. Nas universidades privadas, mesmo sendo curso presencial, normalmente vão estudar aquelas pessoas que não conseguiram vaga numa universidade pública, e que tiveram uma educação básica ruim. Isso se estende à EaD. Se a nota do Enade virá da média dos vários polos do país, acontecerá de pegar a nota alta de um Polo de um estado com estudantes que tiveram boa educação básica, e juntar com a de outro Polo que está em uma região que a educação básica foi negligenciada. Para terem uma noção, um pesquisador de Brasília fez uma pesquisa em quatro universidades do Distrito Federal (presencial), e concluiu que 50% dos estudantes são analfabetos funcionais; ou seja, são pessoas que leem, mas não entendem, não conseguindo sequer ler com eficácia os artigos científicos necessários no curso que graduam. Se no DF está assim, imagine em outras unidades da federação em que há menor investimento e uma negligência assombrosa no ensino básico. Então, como muitos desses estudantes acabam optando pelo módulo EaD, encontram a grande dificuldade com a leitura, pois boa parte do material de ensino está nas apostilas. Lê, não entende, e, consequentemente, não há aprendizado de qualidade. Mas, repito, o problema não está na modalidade, mas na educação básica. Se você teve uma educação básica, e até mesmo para ler este ebook apresenta dificuldade, não se desespere. Pois é possível vencer essas dificuldades oriundas da educação básica falha que tivemos, basta que nós nos esforcemos. É necessário fazer um árduo trabalho. É possível aprender, se corrigir, mas é necessário esforçar-se.
  • Aprender x Diploma: Um outro motivo que faz com que a média da EaD seja menor que a Presencial, é o fato de que muitos que ingressam nessa modalidade de ensino não querem aprender de fato, mas somente adquirir um diploma. Se não há interesse do aluno por adquirir o conhecimento, obviamente resultará em notas ruins. Como na EaD não é necessário ir ao Polo todos os dias, o sujeito acha que é mais fácil receber um diploma para dar aquela “alavancada” na carreira. Além de não aprender quase nada, ainda suja a modalidade de ensino.
  • Não se adaptar a modalidade de ensino: como vimos, é possível aprender na modalidade EaD tanto quanto na presencial. Porém, são jeitos diferentes de estudar, e nem todo mundo se adapta. Cada modalidade supre as necessidades de um tipo de aluno diferente. Se você deseja estudar EaD, você precisa saber se o “jeito EaD” é o seu jeito de aprender. Para tentar te ajudar, um capítulo deste ebook tratará especificamente sobre o “jeito EaD”, para tentar te ajudar a identificar se a EaD é para você.
  • Instituição ruim: Uma coisa é a ferramenta da Educação a Distância ser útil ao aprendizado, outra cosia completamente diferente é dizer que todas as instituições têm boas ferramentas. Ao escrever este ebook dizendo que vale sim a pena fazer uma Faculdade a distância, minha intenção não é defender todas as instituições de ensino superior que oferecem cursos EaD; mas sim defender a modalidade. É possível aprender EaD, porém, nem toda Universidade oferece bons cursos, com boa estrutura (física, ou a própria estrutura do curso). Assim como há várias universidades em cursos presenciais que tem professores ruins, na EaD não é diferente. Uma coisa é a pessoa saber, outra é ter didática. Se um professor sem didática em uma aula presencial já é ruim, agora imagina numa aula online! Além disso, nem toda instituição oferece conteúdo com riqueza, dando todo suporte ao aluno, deixando-o largado. É por isso, caríssimo (a), que eu recomendei acima que você pudesse pesquisar a nota do Enade, pois o curso com nota 1 e 2 corre o risco de ser ruim. Para você entender melhor, ingressar numa faculdade, em qualquer modalidade, é como ter licença para dirigir qualquer carro; mas, ao chegar para dirigir o carro, a instituição não te dá uma Ferrari, mas sim um fusquinha. Você pode ter uma faculdade potente, com bom conteúdo, bons professores, ótimo portal, suporte; ou, infelizmente, pode comprar gato por lebre, ou, como é a comparação, ter que tentar dirigir um fusquinha e tentar competir com quem estudar em instituição boa, ou seja, Ferrari. Repito, ao ingressar numa instituição de ensino superior, não observe apenas a questão de proximidade de casa, ou viabilidade financeira, mas também a qualidade de ensino-aprendizado avaliado pelo MEC.
Portanto, se aprender significa fixar dados na memória, de forma que os mesmos possam ser lembrados e reconhecidos, vimos que a Educação a Distância é uma ferramenta que pode sim nos conduzir à uma real aprendizagem. O problema encontrado nas faculdades na modalidade EaD está no aluno, muitas vezes despreparado, sem vontade de estudar, e na instituição, que não poucas vezes quer somente atrair alunos para ganhar dinheiro sem oferecer um ensino de qualidade.

Fazer faculdade EaD vale a pena? Com toda certeza, vale sim muito a pena. Mas então por que muitos encontram dificuldades na hora de estudar? Por que não conseguem aprender? Por que não conseguem boas notas?

Antes de ir para o próximo capítulo, eu gostaria de fazer a você duas perguntas para que possa refletir, e então voltaremos a conversar sobre faculdade a distância. Pode ser? (A pergunta não era essa! Rs)
VOCÊ SABE ESTUDAR?
VOCÊ SABE O QUE É SER UNIVERSITÁRIO?


O texto acima faz parte do Mini E-book Ead: estudando com eficiência. Se você quiser receber este e-book totalmente gratuito, faça o pedido através do e-mail: andersonbezerra.coach@gmail.com  que lhe enviarei GRATUITAMENTE.

 Mas se você deseja dar passos mais largos, ter um ótimo desempenho acadêmico na EaD, clique aqui e conheça o CURSO: Faculdade EaD - Estudando com eficiência.



You May Also Like

0 comentários