Profecia de São Francisco sobre o futuro da Ordem Franciscana

by - julho 09, 2017


Há muitos rapazes que aspiram ser franciscanos, porém têm o receio de os conventos franciscanos não corresponderem as suas expectativas. Muitos têm medo da possível desordem, da falta de piedade e devoção, contrariando o próprio carisma de fundação.
Muitos jovens, inclusive, constatam e apontam erros de alguns Freis franciscanos, e usam como defesa para não entrar para a Ordem.
De fato, há muitos franciscanos e, consequentemente, ordens que não vivem 100% o carisma franciscano. Assim como há leigos, casados, por exemplo, que infelizmente não vivem a vocação do matrimônio na sua integralidade.
Mas falando da Ordem franciscana em si, muitos jovens têm medo de nos conventos não se pregar nem viver a moral católica na íntegra. Em se tratando de Brasil, muitos “vocacionados” temem que os seminários franciscanos estejam abarrotados de heresias, teologia da libertação, etc. Sabemos que, infelizmente, vários seminários – não só os franciscanos – estão contaminados com pensamentos não católicos.
Porém, se você quer ser franciscano, não temas! Estava lendo as Fontes Franciscanas e Clarianas, e acabei lendo uma profecia do próprio São Francisco de Assis em relação a má vida na Ordem, e de como os frades que entrassem na Ordem desejosos de viver o Evangelho seriam cheios do Espírito Santo – em contraste com os maus frades.
Portanto, se você se sente chamado a ser Franciscano (de uma das ramificações da Ordem fundada por São Francisco: Conventuais, Capuchinhos e Observantes), não tenha medo da maneira boa ou má que possam estar vivendo em algum convento, nem tampouco da doutrina ensinada nos Seminários, pois São Francisco profetizou que os que entrassem na Ordem com o coração reto, suportariam a prova com a ação do Espírito Santo. Claro, entre na ordem, mas sempre em oração. Reze o Terço todos os dias em honra a Nossa Senhora, suplicando Seu auxílio para viver a tua vocação; adore o Santíssimo; assista a Missa com devoção e comungue sempre. Se a tua intenção ao entrar na Ordem for santa, o Espírito Santo te auxiliará – conforme a profecia de São Francisco.

Abaixo, podem conferir na íntegra a profecia de São Francisco de Assis sobre o futuro da Ordem. Nas Fontes Franciscanas e Clarianas da Editora Vozes, ano de 2004, na página 1064, na Primeira Parte – Fontes relativas a São Francisco, encontramos:

Capítulo 70 – Serão benditos aqueles que entrarem na Ordem nos futuros tempos de tribulação e os que forem provados serão melhores que seus predecessores
São Francisco dizia: “Virá o tempo (cf. Ez 7,12) em que, devido aos maus exemplos dos maus frades, esta Ordem, tão amada por Deus, será difamada, de tal forma que tenha vergonha de aparecer em público!
Mas aqueles que nesse tempo vierem para receber o hábito da Ordem, serão guiados somente por ação do Espírito Santo, e a carne e o sangue não deixarão neles nenhuma macha (cf. Sir 11,33; Mt 16,17), e serão verdadeiramente abençoados pelo Senhor (cf. Sl 113,15). E porque não tiveram obras meritórias, todavia, pelo esfriamento da caridade  (cf. Mt 24,12), que faz os santos agirem com fervor, serão assaltados por tentações imensas. E aqueles que naquele tempo mostrarem ter sido provados, serão melhores que seus predecessores.

Mas ai daqueles que, aplaudidos apenas pela imagem e aparência de prática religiosa, e que, confiando somente na sua sabedoria e ciência, forem encontrados ociosos, - isto é, não se exercitando nas obras de virtude, no caminho da cruz e da penitência, na pura observância do evangelho que, por profissão, são obrigados a observar pura e simplesmente! – Pois estes não resistirão com vigor às tentações que o Senhor permite para provar os eleitos.  Aqueles, porém,  que forem provados  e aprovados receberão a coroa da vida (cf. Tg 1,12) que, atualmente, a maldade dos réprobos estimula a ganhar”. 

You May Also Like

0 comentários