Não privem as CRIANÇAS do Batismo e da Eucaristia
Antigamente
o povo parecia ter muito mais zelo para com as coisas espirituais, para com a
prática da religião de maneira geral. O batismo é um grande exemplo disso:
batizava-se logo nos primeiros dias após a criança nascer. Não se ousava pensar
em deixar uma criança pagã no mundo.
E quando acontecia de uma criança morrer sem batismo, como no caso de morte
após o parto ou alguma enfermidade contraída que levava a óbito antes do
batismo, se tinha uma profunda tristeza, afinal, além da criança não ter podido
seguir a vida neste mundo, partiu sem receber o maior dom que é o batismo.
Hoje em
dia, infelizmente, o povão parece ter
perdido esta piedade. Hoje o normal é demorar alguns meses; mas há muitos e
muitos casos em que a enrola chega aos anos. Muitas crianças estão sendo
batizadas com seis, sete, dez, onze anos. Muitos estão na adolescência, em
turmas de Crisma, sem receber o batismo.
Mas
sempre há desculpas! Muitos dizem que demoram a batizar os filhos para que
estes cresçam e, tendo um entendimento melhor, possam eles mesmo escolherem um
padrinhos que eles gostem. Mas quem tem que escolher os padrinhos, com exceção
dos adultos, são os pais. Motivo? Escolhem alguém não que gostem ou que a
criança vá gostar, nem mesmo que tenha dinheiro, mas sim alguém que tenha
testemunho de vida cristã que sirva de exemplo e ajude os pais na missão de
educar os filhos na FÉ.
Além
disso, há pessoas que demoram a batizar os filhos porque estão esperando os
padrinhos escolhidos resolverem pendências. Normalmente essas pendências são
problemas com casais que vivem juntos sem serem casados na Igreja ou casais de
segunda união. A pergunta é: por que privar os filhos do batismo por causa do
problema dos padrinhos? Aliás, a Igreja não aceita padrinhos nas situações
citadas justamente porque os padrinhos devem ser o apoio dos pais na educação
na fé; sendo assim, precisam mostrar com a vida o ensinamento da Igreja.
O Padre
Gabriele Amorth falava que havia crianças que sofriam ataques demoníacos, mas
que após receberem o batismo, tais ataques diminuíam ou cessavam. Infelizmente
as pessoas parece que esqueceram que o mal anda por aí rondando, procurando a
quem devorar, e largamos as crianças indefesas sem a unção do batismo. O
batismo perdoa todos os pecados (de cometeu antes de ser batizado), apaga a
culpa do pecado original, é um exorcismo, nos torna filhos de Deus. Não demore
a batizar vossos filhos!
Um outro
problema encontrado, este quando a criança está maior, é a negligência em fazer
a criança receber a Primeira Comunhão. Muitos perguntam a idade em que a
criança pode comungar. A resposta é que pode-se comungar a partir dos 7 anos;
embora o novo Código de Direito Canônico não diga uma idade mínima, porém ele
usa termos como “uso da razão” ou “suficiente conhecimento” para indicar a idade
mínima a se comungar.
Nosso
Senhor Jesus Cristo disse “Deixai vir a mim as criancinhas”; em outro ponto do
Evangelho também disse “desejei ardentemente comer esta ceia convosco”. Quando
Jesus estava instituindo a Eucaristia, Ele desejava ardentemente se tornar
Esposo das nossas almas, ser nosso alimento, se entregar a nós. E Ele deseja
ardentemente que as crianças O recebam em corpo, sangue, alma e divindade.
O Código
de Direito Canônico vai dizer:
É dever, primeiramente, dos pais ou de quem
faz as suas vezes e do pároco cuidar que as crianças que atingiram a idade da
razão se preparem convenientemente e sejam
nutridas o quanto antes com este divino alimento, após a confissão
sacramental.” (Cân 914. Grifo meu)
Portanto,
não devemos retardar a Primeira Comunhão das crianças batizadas, e que tenham
atingido o uso da razão para distinguir o corpo e o sangue do Senhor.
Quando
vão levar as crianças para a catequese? Quando vão se esforçar para que elas possam
comungarem? Quando já tiverem sido contaminadas pela impureza, pelo mal, pela
indiferença religiosa na adolescência? Quantas crianças são HOJE contaminadas
com a impureza! Quantas crianças poderia HOJE comungar o Senhor, e ter na
Eucaristia a fonte do amor, a fonte da pureza que preservaria suas vidas puras
e castas para a vida eterna.
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