Inquisição - A história não contada.

by - agosto 23, 2011

  A paz meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus. O tema deste post é a Santa Inquisição, que infelizmente ouvimos muitas besteiras em relação a mesma. Nós católicos sofremos muitos ataqueles por causa da inquisição. Mas será que ela foi mesmo tudo isso que dizem? Será que o que ensinam nas escolas esta correto? Sera que o que os protestantes (que muito usam a Inquisição para "atacar" os católicos) falam é a verdade?
   No meu entender nas escolas e, principalmente nas universidades, o assunto é abordado de forma preconceituosa e omissa. Sempre levando para um lado negativo que prejudique a Igreja Católica. Quem faz um estudo sério sobre a Inquisição saberá que isso era necessário para se preservar a tradição e a fé real em Jesus Cristo. Eu também tinha "um pé atrás" em relação a Inquisição, mas depois que foi ler mais sobre o assunto passei a chamá-la como se deve chamar: SANTA INQUISIÇÃO! O que foi feito era necessário para que hoje tivessemos preservado a fé, que muitos usam para atacar a Igreja. Se não fosse a inquisição muitos hoje não conheceriam Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
   O video a seguir é interessantíssimo para quem quer saber a verdade (ou começar a busca-la) sobre a Santa Inquisição. Video com explicações coerentes e que para quem tem o desejo de aprender e não julgar vendo apenas um lado da história (e mal contado). Que o Espírito Santo conduza você no decorrer do video e que você seja iluminado pela luz da eterna verdade
Paz e Bem!

You May Also Like

7 comentários

  1. Não é matando e nem torturando ninguem que se preserva a fé.

    ResponderExcluir
  2. quais as fontes historicas que vc pesquisou? Nao foram so os cataros que foram perseguidos. Os valdenses, Luteranos, calvinistas, wiclif, jhon hus, savanarola, estes, por sua vez, nao pregavam morte de gravidas e gnosticismo, mas foram perseguidos da mesma forma.

    ResponderExcluir
  3. Quem promulgou a inquisição foi o papa Lucio III no ano de 1184, junto ao estado.

    ResponderExcluir
  4. A pena de morte era a lei do povo Judeu, Jesus ensinou isso para nós da nova aliança:

    Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
    Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
    Mateus 5:21-22

    ResponderExcluir
  5. como pode ser chamada de "santa inquisição", só porque matou os santos homens de Deus? Meu amado, naquela época já não era mais o tempo da lei e sim da graça onde a Palavra de Deus deveria ser divulgada como Ela é e não como que buscando interesse próprio. Em nenhum momento vemos Cristo dizendo que o Cristianismo deveria ser centralizado em uma única igreja e/ou por uma única pessoa (o papa). Mas o que a igreja católica fez foi ferir os princípios do cristianismo, dizendo que só existia uma igreja instituída por Deus. e onde foi que ela recebeu autoridade e ordem divina para dizer que quem não aceitar o cristianismo por imposta deveria ser castigado e morrer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não compreende muito o cristianismo (catolicismo).
      Se Deus instituiu outras "igrejas", por favor, mostre-me. Porque só sei de ua que Ele criou: Igreja Católica Apostólica Romana! Veja Mateus 16,18-19,; as palavras de Jesus são claras MINHA IGREJA (no pessoal e singular, a Igreja é DELE e ÚNICA). Tanto é que quando surgiu mesmo a primeira seita protestante? Lutero? Quando Lutero mesmo?
      Jesus coloca Pedro como o líder, o Papa. A Igreja tem a sucessão apostólica, tanto é que com a morte de Jesus, a Igreja na liderança de Pedro, junto com os outros apóstolos, elege um novo apóstolo: Matias. Ora, sempre foram eleitos novos apóstolos, que hoje conhecemos como Bispos. Existem outras passagens sobre isso, de imposição das mãos dos Apóstolos.
      O Papa não comanda a fé sozinho, uma prova disso são os concílios. Basta vc olhar um concílio, TODOS os Bispos do mundo inteiro se reúnem para aquilo que o Concílio propõe. Eis o motivo do onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei. Isso se dá para que seja a fé de Jesus e não a dos homens. Vc fala de centralidade porque vc não crer naquilo que a Igreja crê, mas no que vc mesmo quer crer, ou seja, vc crer de um jeito, um outro pastor protestante de outros, um fundador de igreja de outro, e assim o protestantismo não é uno. A Igreja é una, santa, CATÓLICA, APOSTÓLICA, Romana.
      Sempre gosto das palavras de São Paulo: "Se lhes tenho feito algum mal ou coisa digna de morte, não recuso morrer..."(Atos 25,11)

      Salve Maria!

      Excluir