Renovando a face da terra pela EDUCAÇÃO CATÓLICA

by - janeiro 14, 2016

São João Bosco, eis um grande exemplo de
educador católico da qual devemos buscar
nos espelhar.
Salve Maria Imaculada, nossa Co-Redentora e Mãe!

“Se enviais, porém, o vosso sopro, eles revivem e renovareis a face da terra”. (Salmo 103,30)

Vejo nesse versículo o sentido de buscar ser professor, pedagogo; pôr minha vida a serviço do estabelecimento de uma verdadeira educação católica.

Infelizmente vemos muitas crianças e jovens mergulhados na impureza, na imoralidade, na perversão total dos costumes. Não conhecem a Deus nem a dignidade humana. Sem Deus, sem sentido na vida; soma-se também à falta de educação intelectual e moral sólidas. Vemos, portanto, crianças e jovens que crescem para a morte – do corpo e da alma.

Mas – bendito seja Deus! - o Salmo nos fala que se Deus envia o Seu sopro (Espírito Santo), eles reviverão e renovar-se-á  a face da terra. Por mais que a juventude caminhe para a morte, Deus, por Seu Santo Espírito, os reviverá. E aqui está o papel do pedagogo e demais professores e profissionais católicos da educação: ser o instrumento que levará o Espírito Santo a eles, para que revivam. Levemos nosso tesouro que é Jesus para as crianças e jovens, e os salvaremos da morte do pecado. Querem educá-los para baixo, sim, para uma baixeza que reduz o homem a uma caricatura animalesca; o professor católico, no entanto, educa para o Céu. A sua vida mesmo deve apontar para o Céu.

Educando para o Céu, na prática das virtudes, pela ação do Espírito Santo, que por Suas luzes dissipam as trevas da ignorância, será renovada a face da terra. Não eduquemos apenas para termos bons profissionais; eduquemos para termos e santos cristãos. Notareis a diferença! Com o sopro do Espírito Santo numa nova educação católica, veremos como o mundo mudará: estes que estavam fadados à morte do pecado e da ignorância, hoje são virtuosos trabalhadores nas fábricas, lojas, na política, na polícia, na imprensa, no serviço de limpeza, nos hospitais, enfim, em cada lugar da sociedade haverá um homem e uma mulher de Deus, que fará certo e em santidade o seu trabalho, porque foram educados para o Céu. Aí poderemos ver que, verdadeiramente, Deus está renovando a face da terra.

E vós – nós, por que não? - professores, sois instrumentos dessa renovação. Quereis vos deixar ser usados por Deus para renovar a face da terra educando as novas gerações para o Céu, ou se entregará a mediocridade deixando os servos do demônio destruírem a pureza, o corpo, a alma e a vida intelectual deles (jovens e crianças)?


You May Also Like

0 comentários