O perigo do intelectualismo dos católicos

by - abril 21, 2019

Devemos tomar cuidado com o intelectualismo na Igreja Católica. Sim, é perceptível o aumento de fiéis - principalmente jovens - que buscam o conhecimento da doutrina, que se interessa por filosofia, por política; enfim, temos neo intelectuais católicos surgindo.
Todavia, isso pode ser um grande perigo para a salvação da alma.
É bem verdade que a Sagrada Escritura diz em Oséias 4,6 que "o meu povo se perde por falta de conhecimento". Todavia, se Deus diz que o povo precisa de conhecimento para se salvar, não é somente o conhecimento intelectual, mas o conhecimento dEle mesmo - o conhecimento de Deus, que não se dá meramente na leitura de um livro, mas sim numa relação pessoal, numa vivência de oração e adoração ao Senhor. Hoje muita gente conhece a doutrina da Igreja de maneira invejável; mas desconhecem o fundador da Igreja, Jesus Cristo, que se revela não à quem lê mais, mas a quem se humilha mais a si mesmo e recorre a Ele em segredo.
Noutro trecho da Sagrada Escritura que não lembro qual no momento, Deus fala ao profeta para clamá-lo dia e noite e Ele (Deus) lhe revelaria grandes coisas. Será que não está faltando essa revelação íntima da oração pessoal? Santo Afonso se deu ao trabalho de escrever uma obra (A Oração) para mostrar que "quem reza se salva, quem não reza se condena". Ele não disse que quem não lê livros não se salva. A oração, a intimidade com Deus, sim, esta salva. Até porque sem a oração, muitos leem a doutrina, mas a interpretam ou aplicam fora da vontade de Deus; daí surgem os neo fariseus, os hereges e, não raramente, os neo ateus, que embora tendo sido ferrenhos defensores da doutrina, passaram a ser tão intelectuais que esqueceram de ser espirituais, e diante do excesso de informação e das tentações, caiu.
O perigo do excesso de intelectualismo preocupou o grande São Francisco de Assis. Para quem não sabe, o santo de inicio proibia que os frades estudassem teologia. Ele não era contra o estudo, muito pelo contrário! Todavia, o santo sabia que a soberba pegaria facilmente muitos frades. O santo autorizou o estudo da teologia, mas profetizou os problemas que viriam para a ordem por causa do excesso de estudo. Excesso de estudo? Sim! Muitos frades descuidavam da oração, da penitência, da regra franciscana, para virarem intelectuais. De fato houveram problemas na ordem franciscana por causa disso.
Enfim, caríssimos, é bom e desejável que possamos conhecer, estudar e nos aprofundar na doutrina da Igreja. Sim, é bom e desejável sermos homens e mulheres intelectuais. Todavia, toda sabedoria humana é lixo se comparada a sabedoria que vem de Deus; e esta não vem dos livros, mas do trono da graça. Os livros nos ajudam a saber sobre Deus, mas é na oração que nós nos encontramos com Deus! Que o teu e o meu estudo esteja sempre unido à oração; caso contrário, seremos mais um sabichão ex-católico paganizado. Que Deus nos livre desta desgraça!
Que a Imaculada, Corredentora e sede da Sabedoria, interceda por nós e nos alcance junto de Deus a perseverança final na graça e na virtude. Aleluia!

You May Also Like

1 comentários