Médico, cura-te a ti mesmo! A angústia de quem não é curado

by - junho 14, 2020

Filhos Protegidos de São Pio de Pietrelcina: 12 conselhos de Santo ...

Jesus teve aplicado a si o ditado "médico, cura-te a ti mesmo". Os servos de Cristo escutam coisas semelhantes: cadê o teu Deus? Por que Deus não cura a todos? Por que todos os doentes com covid, câncer, aids e todas as doenças não são curados de uma vez?
Ao somar isso, aplicam mais dolorosamente tais ultrajes morais aos servos que têm carisma de cura. Não falo dos falsos profetas que enganam o povo, mas de verdadeiros homens de Deus que operam milagres pelo Nome santo de Jesus. Por que eles não curam todos? Pior ainda, quando um destes homens fica doente, logo vem: por que não cura a si mesmo? Aos outros diz ter curado, mas a si mesmo precisa de tratamento médico. Enfim, tais servos de Deus passam pelo ultraje moral.
Eu não venho trazer respostas do porque os servos sofrem, mas mostrar a raiz dessas perguntas mundanas: o apego a esta vida passageira!
Diz a teologia católica que Deus não permitiria o mal se dele não pudesse tirar um bem maior.
Deus não quer nenhuma doença. Mas PARA QUÊ Ele veio a permitir isso?
Deus pode curar a todos! Mas PARA QUÊ, ou seja, qual a finalidade de uns serem curados, outros não?
Diz Santa Catarina de Sena, quase que parafraseando São Paulo, que tudo que Deus faz ou permite tem o fim da nossa santificação. Na carta aos Romanos, aliás, São Paulo afirma que TUDO concorre para o BEM daqueles que amam a Deus. Tudo, ou seja, o bem ou mal, a saúde ou a doença, TUDO. Ora, muitas vezes Deus permite uma doença de maneira pedagógica. Por quê (ou para quê)? Para lembrarmos que o fim da nossa vida não está aqui. Você quer recuperar a saúde para quê? Voltar como louco a construir um império aqui? E a tua alma? Não pensa na eternidade? Através de enfermidades grandes pecadores tornaram-se santos, como Santo Inácio de Loyola, por exemplo.
Mas iniciei falando a respeito da cura. Ora, se a doença nos lembra que o nosso fim não é a terra, o fato de Deus curar ou não também demonstra a bondade de Deus e nos aponta para essa eternidade. A cura para manifestar a glória de Deus e fazer com que tantos creiam nEle; o não-curar para lembrar que nossa verdadeira cura, ou seja, vida plena, paz, é o Céu. Mas é mais profundo que isso. Deus pode nos curar. Deus tem poder pra isso. Devemos rezar, pedir, mas sempre pedindo que se faça a vontade dEle, pois Ele é Senhor do tempo e sabe se uma cura viria a ser prejudicial a nossa alma. Lembro do caso de um jovem italiano que ficou doente e foi até Padre Pio. O santo disse que Deus permitiu aquela doença para livrá-lo de ir à guerra. Então não murmure, louve! Como diz o Josué na Bíblia: mesmo enfermo eu sou guerreiro!
Por que escrever tudo isso? Para lembrar que a cura do corpo não é o fim do cristianismo. O objetivo da Religião Católica é a cura da alma. Deus pode manifestar diversos milagres. São sinais. E, aliás, para que aconteçam é necessário pedir. Se eu pegar uma gripe eu vou pedir rsrsrs não to falando para não pedirem. Tô falando para se resignarem a vontade de Deus, porque o nosso fim não é esta vida terrena.
E, ao verem algum servo de Deus doente, não faça como os pagãos perguntando "porque ele não é curado?", afinal, Santo Antônio fazia diversos milagres em vida, mas ficou doente e morreu. Aliás, perto dos nossos dias tem São Padre Pio de Pietrelcina que, embora tendo morrido com 98 anos, teve que passar pelos médicos diversas vezes, mesmo tendo o dom de realizar centenas - quiçá milhares - de milagres. O fato de ter dom de cura não quer dizer que vá curar-se, até porque normalmente o carisma é usado para os outros.
Por que da doença? Por que da cura? Lembre-se: tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. Isso basta! Que Deus nos dê a graça da fortaleza! Você não é menos amado do que os outros porque pediu a cura e não foi curado. Claro que Deus ama a todos, mas numa linguagem humana, entenda que Deus te ama mais pois te deu a graça de unir teus sofrimentos aos sofrimentos de Cristo.
“Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24).
E quando o sofrimento, a incompreensão, a solidão baterem, lembre-se do ensinamento do Apóstolo:
"Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte." (2Cor 12,7-10)

https://youtu.be/YhFErAna9LI

You May Also Like

0 comentários