Ciência ou Razão?

by - junho 03, 2020

Certa vez vi um professor universitário louvar a ciência como o grande avanço do conhecimento, superando inclusive a razão. O que é mais moderno: ciência ou razão? O professor falava a respeito da "evolução" do pensamento filosófico, teológico, racional, científico.
Embora eu não queira defender a racionalidade no sentido errôneo de que só há verdade se for empiricamente comprovada, ou seja, negando completamente a mística, mas há um abuso grotesco ao menosprezar o pensamento racional em relação ao científico.
O que é mais importante: razão ou ciência? Entendamos razão não somente no contexto empirista, mas no que tange aquilo que nos diferencia dos animais: pensamento racional, lógica.
A Ciência vale mais do que a Razão?
É importante refletirmos sobre isso, até porque hoje as políticas públicas - e até a violação de direitos individuais - têm sido baseadas na CIÊNCIA. Não quero entrar no mérito se a base científica usada é ciência ou pseudociência; quero, isto sim, partir do pressuposto de que de fato seja ciência mesmo. Essa ciência é a verdade absoluta? A ciência dita as normas que devemos seguir?
Bom, sinto dizer, mas a ciência é muito importante, mas SOMENTE se unida a razão. Sabe por que? Porque O MÉTODO CIENTÍFICO PODE SER FALSEADO PARA ADQUIRIR UM RESULTADO DESEJADO.
"Anderson, isso é fake news!" Não! Isso é o uso da lógica! Da razão! Nunca te disseram isso? A ciência só tem validade quando se há uma verdadeira dialética! É preciso testar e retestar as hipóteses. Não é porque um estudo x diz algo que é a verdade absoluta.
Se você não sabe, dentro do ambiente acadêmico/científico, além do estudo do método científico, há o estudo da METODOLOGIA. Em todo estudo científico que se preze, há de se dedicar uma parte a expliação da metodologia, ou seja, o passo a passo de como a pesquisa foi feita para se obter os resultados ali apresentados. Não basta dizer que 80% dos brasileiros são propensos a doença A ou B, é necessário mostrar como se chegou a este resultado para observar se não houve um VÍCIO na pesquisa.
"Anderson, não estou entendendo!"
Vamos lá! Suponhamos que eu realize uma pesquisa para saber sobre a vida moral do brasileiro e saber como é sua lida com a criminalidade. Suponhamos que um dos dados da pesquisa mostra que 95% dos brasileiros são criminosos com passagem pela polícia. Só que ao olhar a metodologia, ao observar as condições em que a pesquisa foi feita, observa-se que 95% dos grupos sociais envolvidos na pesquisa científica pertenciam a presidiários. Ora, houve um vício que faz cair por terra a credibilidade da minha pesquisa. O exemplo é chulo, forçado, mas para ser didático (assim espero).
Enfim, a CIÊNCIA pode errar - seja por um erro de percurso, ou seja, sem a intenção dos pesquisadores, seja por manipulação consciente daqueles que não buscam a verdade, mas sim formas para alcançar um resultado que ELES querem, não o que se alcançaria sem o vício.
Portanto, retorno à pergunta: o que é mais importante: a ciência ou a razão? É ÓBVIO que é a razão! É através da razão, da lógica, que nós compreenderemos se aquela pesquisa científica deve ter credibilidade ou não.
Talvez apareça um filhote de positivista e/ou idólatra da ciência moderna que venha dizer: "mimimi mas grandes pesquisas são aprovadas por grandes colegiados que dão credibilidade". Bom, deixa eu relembrar uma coisa: a EUGENIA que Adolf Hitler implantou na Alemanha Nazista tinha viés científico na época. Se partirmos da lógica de que se um colegiado aprova uma pesquisa ela é boa, a eugenia seria boa para a época. Mas, a razão que Deus* me deu diz que a eugenia foi um dos maiores erros da humanidade. E esse erro grotesco da humanidade tinha viés científico.
Se a Universidade de Havard publicar uma pesquisa dizendo que comer cocô faz bem para a saúde, você vai comer?
Então use a razão! Tal e tal pesquisa é credível? Nela tem vícios? Ela presta a algum interesse estranho? Não seja manipulado. A ciência é uma ferramenta muito importante, mas assim como uma chave de fenda está a serviço da mente que a controla, ela deve estar à serviço da nossa razão!
Se você rebaixar sua razão à mera escrava da ciência, do pensamento dos outros, temo que nos próximos anos venha coisa muito pior do que o holocausto por aí.
*Se você é ateu, você pode até nesse momento que Deus me deu a razão, mas não pode negar que tenho razão no que estou dizendo neste ponto.

You May Also Like

0 comentários