Você busca o Deus das graças ou as graças de Deus?

by - dezembro 12, 2017



"Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci, Retirai-vos de mim, operários maus!" (Mateus 7,21-23)

Nós precisamos levar nossa fé mais a sério. Infelizmente, temos visto muitas pessoas brincarem de ser católicas, vivendo uma fé que não leva ao comprometimento com Jesus Cristo.

Hoje é bastante comum ver pessoas buscando curas, milagres, bens materiais. Jesus de fato disse "Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e vos será aberta" (Lucas 11,9), mas ele finaliza dizendo "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedem" (Lucas 11,13).

Portanto, é muito mais necessário pedir os bens espirituais, pedir a graça da virtude, pedir a graça da salvação, do que achar que é uma pessoa de grande fé porque pede e recebe bens.

No trecho do Evangelho segundo São Mateus que foi citado no início desse post, nós observamos Jesus dizer que nem mesmo as pessoas que ministram curas, libertações, enfim, as pessoas cheias dos dons carismáticos, serão salvas por causa dessas obras, mas sim aqueles que fazem a vontade do Pai. Não basta clamar uma cura em nome de Jesus, mas é necessário viver a Palavra de Jesus. Da mesma forma, não basta ter ido à uma Paróquia rezar pedindo um milagre ou a graça de conseguir comprar uma casa, mas é necessário viver a vontade do Pai. Afinal, do que adianta curar o corpo, se a alma estiver se encaminhando para a perdição no inferno? Jesus também disse "Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou o que dará um homem em troca de sua vida?" (Mateus 16,26).

Infelizmente é fácil observar que muitas pessoas têm procurado a Deus não para adorá-lo, mas somente para conseguir de Deus bens. Muitas pessoas se acham pessoas de fé, e até acham que o caminho da salvação está garantido, porque diz rezar e Deus a escuta correspondendo a sua oração; afinal, rezam pedindo prosperidade e obtém, rezam pedindo cura e conseguem, etc. Mas, e a vontade do Pai? "Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" (Mateus 5,48). "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação" (1 Tessalonicenses 4,3). Mas, hoje, quem quer ser santo? Muitos buscam as graças de Deus na Igreja, mas, a vida, está em verdadeira desgraça (pecado mortal). As pessoas vão atrás dos milagres, das bençãos, mas vivem em adultério, em promiscuidade, no vício do álcool ou das drogas, na maledicência, no sexo antes do casamento, nas fraudes, na corrupção, etc. "Ah, mas Deus me concedeu a graça que eu pedi, portanto, sou amigo de Deus". Bom, segundo o trecho de São Mateus citado no início, nem aqueles que tem uma fé expectante de clamar o milagre, de expulsar o demônio, não estão garantidos no Reino do Céu, porque muita gente reza pedindo o milagre, mas tem uma vida mundana, algumas vezes até usando do Evangelho para benefício próprio e para perversões. Agora, quanto mais nós! Converta-mo-nos!

Finalizo lembrando que quando Nossa Senhora apareceu em Fátima no ano de 1917, várias pessoas começaram a pedir para os pastorinhos apresentarem seus pedidos à Mãe de Deus. Em certa aparição, os pastorinhos pediram tais graças, mas Nossa Senhora disse que umas pessoas receberiam essas graças, outras, no entanto, precisavam primeiro fazer penitência de seus pecados. Portanto, Deus e Nossa Senhora querem nos dar graças, mas antes querem nos dar a graça da salvação. Se você está no pecado mortal e ainda assim recebe graças, não será uma bondade de Deus para que você se convença de Seu amor e se converta? Ou será que Deus já está observando a tua obstinação e, como não poderá receber a recompensa no Céu, já te recompensa com alguns bens na terra, pois vê que se encaminha sozinho para a tristeza eterna no inferno? 

Caríssimos, Deus quer nos dar muitas bençãos. Não estou dizendo que devemos parar de pedir graças. Sem Ele nada podemos. Ele pode e quer nos abençoar. Mas, mais do que pedir uma benção financeira, um carro, uma cura, busquemos a cura da alma. Busquemos em primeiro lugar o Reino dos Céus e tudo nos será dado por acréscimo (cf. Mateus 6,33). 


"Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que acada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus; e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado. Pos Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Por conseguinte, desprezar estes preceitos é desprezar não a um homem, mas a Deus, que nos deu o seu Espírito Santo." (1Tessalonicenses 4,3-8)

You May Also Like

0 comentários