Relacionamentos modernos e os estereótipos de pessoa perfeita

by - janeiro 15, 2022

 

As pessoas do século XXI têm sérios problemas para se relacionarem amorosamente. Se por um lado se entregar em relacionamentos sem critérios (ou tendo a paixão como único fator) é um gravíssimo problema, por outro lado o excesso de critérios, ou melhor, os estereótipos para o par perfeito tende a ser tão grave quanto.

Na tentativa de fazer as pessoas não entrarem em relacionamentos tóxicos, vários produtores de conteúdo acabam criando verdadeiros estereótipos de pessoa perfeita que, na vida real, nem sempre você verá por aí. Não é que só exista pessoa babaca, mas é que na vida real nem todo mundo consegue ainda te dar o padrão de exigência dos(as) blogueirinhos(as).
Por isso, foque em querer o melhor. Mas não descarte alguém imperfeito. Talvez naquele momento a pessoa te dá tudo o que pode. Não fique presa no mundo ideal da blogueiragem. Vamos para alguns exemplos:
- O homem tem que ser cavalheiro! Mas, o que é ser cavalheiro? Um homem tem, de fato, que tratar bem a mulher e ser super cavalheiro. Mas, na minha opinião, você não pode dispensar alguém por falta de alguns caprichos. Se para você é algo importante, dê o toque para a pessoa de como ela deveria agir. Sabe por que eu acho isso? Porque a vida real é feita de meninos que cresceram sem referência masculina em casa. Talvez fulano não abra a porta do carro pra você porque na casa dele ninguém tinha carro e ele não tem essa referência. Agora adulto é que ele tem. Veja, não estou falando pra você namorar com quem é rude com você. Estou falando que certos cavalheirismos podem faltar em muito homem bom por falta de referência. Além do mais, você precisa entender o nível das mulheres também: quantos homens convivem com mulheres que falam que certos cavalheirismos são desnecessários! Por isso eu digo: se a pessoa é boa, tem virtudes, não vá dispensar somente porque você viu uma blogueira falando que homem tem que abrir a porta do carro. Ajude a educar essa pessoa falando o que é importante para você no trato.
- O homem trabalhador/provedor. Aqui é onde muitas mulheres se enrolam completamente distorcendo uma verdade. Tem mulher que criou o estereótipo de que o homem tem que ter condições de manter a casa. É verdade, mas não pode ser distorcido. Tem meninas que terminam ou sequer iniciam o relacionamento porque o rapaz não tem condições de levá-la para sair todo final de semana ou porque o cara não tem emprego formal. É claro que eu não quero que você case com um vagabundo, como era o namorado de uma amiga minha que ficava soltando pipa enquanto ela trabalhava e pagava as coisas para ele. Todavia, não olhe o quanto ele ganha hoje, mas o quanto de virtude ele desenvolve hoje. As vezes o rapaz não pode te levar pra sair direto e não tem emprego formal por causa da faculdade dele. Ele está se esforçando. Já vi casos em que isso aconteceu: a menina terminou o namoro com o rapaz, mas o coitado estava focado na faculdade. Em suma esse problema se dá pela má leitura do tempo: quando casar é preciso manter a casa, mas você vai casar hoje? Tem mulher (e homem também) que cobra em um namoro de 2 meses responsabilidades de CASADOS.
Qual o resultado disso? Muitas vezes deixam de lado caras legais porque estes não se encaixavam nos estereótipos. Aí casam, como se vê bastante, com um cara que já tem carro, casa, um bom emprego, abre a porta do carro, manda rosas, mas não tem virtudes. Tem somente atos de conquista. Muitas vezes não chega nem no casamento e a mulher tem que acionar a Maria da Penha. Portanto, olhe as virtudes da outra pessoa, olhe o desejo de ser melhor. As vezes a pessoa não está no estereótipo idealizado por você, mas está dando o seu melhor. Queira alguém que lute para ser alguém melhor por você. Queira alguém que construa uma vida junto com você, não quem tem um estereótipo que futuramente poderá destruir tua vida.
Obs: texto com linguagem mais voltada para as mulheres por ser quem eu mais vejo sofrendo emocionalmente nos relacionamentos, mas serve para ambos os sexos.

You May Also Like

0 comentários