Seguir a Jesus Cristo a exemplo de Mateus

by - julho 29, 2011

“Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: ‘Segue-me’. O homem levantou-se e o seguiu.” (Mateus 9,9)
 
            Particularmente tenho essa passagem como uma das mais belas que vemos no decorrer do Evangelho. Claro que a salvo a narrativa de toda a paixão de Cristo, do Seu sofrimento e Seu amor extremo por nós. Mas essa passagem da vocação de Mateus me chama muito a atenção. Muitos podem indagar o porquê de eu achar essa passagem interessante, já que é tão simples. Mas é justamente por isso, pela simplicidade de Deus na nossa vida.
            Eu vejo no povo da daquele tempo muito parecido com muita gente de hoje. Esperando a felicidade, querendo algo novo em suas vidas. Trazendo uma tristeza e uma amargura, um vazio interior que com toda certeza só poderia ser preenchido por Deus. E Mateus com certeza se encontrava assim. Sejamos sinceros: Quem de nós, hoje, seguiria um homem desconhecido e muito estranho que jamais ouvistes falar? Em sã consciência creio que a maioria não seguiria. Mas Mateus seguiu. E ele seguiu não porque sabia que ele era o Cristo, o Filho de Deus. Claro que Com certeza Jesus trazia algo de diferente com si. Mas o que leva Mateus a largar tudo foi essa esperança de ser feliz e realizado.
            É da mesma maneira que Mateus estava que muitos de nós nos encontramos hoje em dia. Mateus teve a sorte (no caso a providência) de que Jesus Cristo o chamou e ele o seguiu. Mas poderia ter sido chamado por um sedutor qualquer que queria nada a mais do que simplesmente se aproveitar das pessoas e de sua fé. E é assim hoje. Quantas vezes por estar tão vulnerável espiritualmente, profissionalmente, afetivamente, enfim, na nossa vida em geral, acabamos por seguir o primeiro que nos chama a segui-lo. E nem sempre o primeiro que a gente ouve o chamado é de Deus de fato. E acabamos por cair nas ciladas dos sedutores. Quantas pessoas não caem nos buracos das seitas por que não ouviram o chamado de Deus e acabaram indo por caminhos que julgava ser de Deus, quando na verdade era desvios feitos pela sedução, que se aproveita da fraqueza. Quantos por estar nesse vazio e não querer seguir a Jesus como Mateus fez, se entregam a maconha, a cocaína, a heroína, ao crack, ao oxi, ao êxtase, a merla, ao álcool, ao sexo desordenado, a prostituição, ao homossexualismo (em ênfase a sua ideologia), ao tráfico, ao crime em geral, ao suicídio. Enfim, todo tipo de mal. O mal também te chama assim como Jesus, cabe a você decidir a qual chamado obedecer. O mal te chamar pra todo esse mundo citado acima, se afundar nele ao invés de beber de uma água viva, da graça de Deus, é escolha sua. Mateus foi chamado por Cristo, e foi ao Seu encontro e o seguiu. Por que hoje parece ser mais dificil dizer sim a Deus do que pro mal?
            Se prestarmos atenção em todo o contexto contido nessa passagem, podemos perceber o quão rica ela é para nós hoje em dia. Mateus estava cobrando impostos, ou seja, estava trabalhando. Logo é para nós hoje, um grande exemplo de que Deus está acima de tudo, inclusive do nosso trabalho. Quantas pessoas não deixam de ir a uma Missa pra ficar se matando fazendo hora extra pra ganhar mais, e com isso até perdendo a saúde e a paciência, tornando áspera a convivência familiar. Deus nunca vai deixar faltar nada pra gente. Tudo o que conseguimos é por providencia d’Ele. Não conseguimos nem estar lendo esse blog se não for por Sua graça. Quantas pessoas não largam a Igreja por dizerem que não tem tempo pra Deus, ou que domingo é pra descansar do trabalho (eu inclusive já fui assim). Devemos olhar com carinho a atitude de Mateus, que se jogou e não olhou para trás. Deus não quer que fiquemos desempregados. Mas olhar com carinho para Deus é importante, até porque se não fosse a graça de Deus você não teria esse emprego. E não podemos usar a graça de Deus para ter como desculpa de nos aproximarmos de Deus.
            Outro ponto interessante, é que Mateus ao ser cobrador de impostos trabalhava para o Império Romano. Logo, era “odiado” por todo mundo que não Romanos. Principalmente Judeus. E Jesus, sendo Judeu, não o odiou (até porque Deus não odiaria a nenhum filho), mas o amou e o chamou; já que tinha planos para sua vida, como vemos claramente hoje. Isso nos mostra irmãos, que mesmo todas as pessoas ao nosso redor nos odiando, tem um Deus que te ama e zela por ti. Talvez você entenda agora a solidão que Mateus sentia pra seguir o “primeiro” que apareceu lhe chamando. É uma solidão que só acaba com a companhia de Deus. E mesmo com ninguém gostando dele, Deus manifestou o seu amor lhe chamando para amar. São Pedro, nosso primeiro Papa, precisou da pesca milagrosa para seguir a Jesus como Filho de Deus (cf. Lucas 5,1-11); Mateus de vista o seguiu. E você? Vai ficar ai querendo seguir as drogas, sexo, festas, falsas doutrinas, heresias, crimes até quando? Só será feliz plenamente ao fazer como Mateus que ouviu e cumpriu o chamado de Jesus.

You May Also Like

2 comentários

  1. Como o próprio Senhor Jesus disse: minhas ovelhas conhecem a minha voz...
    No meu caso, o meu nome (Cristiano) já compromete, pois significa "O seguidor de Cristo"
    Hoje é mais difícil dizer sim a Deus, sem dúvida, por estamos na "Ditadura do Relativismo" como denuncia o papa Bento. Dizer sim à Deus é dizer sim à Verdade, numa sociedade que não admite A Verdade, mas VERDADES no plural. Cada um tem a sua. É tudo questão de opinião e "achismo". Também por ser uma sociedade muito orgulhosa do progresso científico, sobretudo na área da tecnologia. Parece que Deus é coisa do passado. Hoje tudo se resolve com celulares, computadores e, claro, muito dinheiro para ter acesso à tudo que o mundo pode oferecer...

    ResponderExcluir
  2. É realmente isso é muito complicado caro irmão Cristiano.. Por isso devemos ser testemunhas vivas do Senhor e dizer SIM a Deus, e NÃO ao mundo com tudo que o abrange em seu relativismo e suas falsas doutrinas. Vamos com fé segurados na eterna verdade rumo ao Céu

    Paz e Bem.

    ResponderExcluir