Por que é tão difícil se arrepender?

by - setembro 19, 2011


“Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para serem apagados os vossos pecados.” (Atos 3,19)
            Essa passagem dos Atos dos Apóstolos é dura, porém verdadeira para nós. Veja irmãos, que Pedro não diz somente arrependei-vos, mas diz arrependei-vos e convertei-vos. Muitos podem estar dizendo que é a mesma coisa e que São Pedro foi redundante. Mas a verdade é que arrependimento e conversão são coisas completamente distintas para quem realmente usa da fé para a compreensão das coisas. Eu posso me arrepender e não me converter; e insanamente me “converter” sem me arrepender. Mas para termos a Deus de verdade a Palavra nos diz: ARREPENDEI-VOS E CONVERTEI-VOS; porque só assim estaremos agarrando de fato a verdadeira fé em Jesus Cristo e não seremos iludidos pelo inimigo.
            Quantas vezes não vemos o Sacramento da Confissão sendo banalizado pelas pessoas. É triste saber que as pessoas usam de “brincadeira” a confissão apenas “confessar por confessar” e não se arrependem. Esses podem ser chamados de “convertidos” ou falsos convertidos. Melhor dizendo, é aquela pessoa que confessa já tendo o desejo de voltar ao pecado, e pior ainda, que não sabe ou não dar o devido valor a uma confissão. Quantas vezes as pessoas não dizem que pode pecar a vontade que é só confessar antes de morrer que estará tudo bem. Eu já presenciei pessoas de dentro da Igreja falar isso. Pessoalmente isso é uma falta de arrependimento e escravidão do pecado. Além de ser também pecado de presunção, que segundo eu vi em uma palestra do Padre Paulo Ricardo, é pecado contra o Espírito Santo; ou seja, sem perdão pelo fato de si só não ter como o perdão chegar.
            E as pessoas que se arrependem e não se convertem? E não digo apenas de quem muda de vida e tem as famosas frases: não acredito em confissão; creio em Deus, mas não tenho religião; religião não salva; ah porque “Jeová”; ah porque Jesus já morreu por mim então estou salvo; etc. Como são comuns as pessoas pecarem, se arrependem, não querem mais pecar, mas ai fracas por não perseverarem em oração acabam voltando a cair em pecado por achar que já que a natureza humana é pecar, então vai lá e peca. Mas pecar é humano, mas se escravo do pecado é insano.
            O título deste post é “Por que é tão difícil se arrepender?” e realmente eu gostaria de saber. Acho que o principal motivo das pessoas não se arrependerem de fato das suas iniqüidades é o fato de não olharem para a cruz de Jesus Cristo. Se olhassem para aquele Deus que se fez homens para que fizéssemos parte de sua divindade, pregado em uma cruz, já sem forma humana de tanto que foi judiado por nós... Ah como um coração se arrepende ao ver a redenção dada por Deus. Mas devemos parar de olhar para Jesus como uma “garantia” de salvação, e passar a vê-lo como a salvação que bate a porta. Porque Ele padeceu e morreu naquele cruz por todos, mas nem todos serão dignos de fazer parte do Reino porque não acolheu perfeitamente a Sua Palavra, nem acolheu a Sua vontade. E preferiu assim viver o deleite do pecado. Só para reforçar para quem discorda, diz o Evangelho o seguinte: “Nem todo aquele que me disser: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”(Mateus 7,21) – Até porque para mim é óbvio que a vontade de Deus não é mandar Seu Filho único para a terra para padecer por Seu povo, e esse povo continuar vivendo uma vida pagã, uma vida de pecado. Muitos vivem como se Deus não existisse, ou como se Deus fosse alguém que está apenas na mente ou coisa parecida. As pessoas esquecem que Deus fez uma mudança de Divindade para humanidade, para que nós fizéssemos a mudança de pecadores para Filhos de Deus. No entanto, agimos muitas vezes como se nada disso tivesse acontecido. Por isso repito: ARREPENDEI-VOS E CONVERTEI-VOS!

You May Also Like

0 comentários