Devoção ou alienação financeira?

by - outubro 25, 2011

         
          Irmãos e irmãs, o que venho falar hoje é sobre algo preocupante que muitas vezes não prestamos atenção. As pessoas usam da fé para ganhar dinheiro. E se engana quem pensa que estou a falar dos charlatões protestantes, que ganham dinheiro dos fiéis de maneira absurda e ilícita muitas vezes. Eu estou falando do “capitalismo religioso” que também atinge a nossa fé católica. Não digo que a Igreja em si arranque dinheiro dos fiéis, mas muitas pessoas que nem mesmo são católicas se aproveitam para “meter a mão no bolso” dos fiéis.
         Estava eu procurando uma corrente para cerca ocasião, ou mesmo um anel com tema religioso. E eis que me deparo com anéis de Nossa Senhora com valores absurdos, superiores a dois mil reais. Na verdade tinha alguns com preços superiores a quatro mil. Eu entendo que pode ser ouro, prata; mas o que eu pergunto é o seguinte: quem fabrica e vende esses produtos, ganhando muito dinheiro dos fiéis, realmente são devotos? Eles acreditam naquilo ou no dinheiro? Será que eles pagam dízimo? Ou apenas estão dispostos a tudo fazer para encher o bolso de dinheiro? – Faço essas perguntas irmãos, porque em muitos sites que vendiam esses artigos, bembém vendiam jóias com símbolos da nova era (símbolos demoníacos que se infiltraram na nossa sociedade, aonde muitas vezes usamos sem nem mesmo saber do que se trata; podemos estar propagando o diabo por ai sem nem mesmo saber, por isso pesquise sobre o assunto). Fui pesquisar outras coisas e achava era anel de maçonaria. Irmãos, aonde nós vamos parar com as pessoas querendo ganhar dinheiro da fé.
         Enganam-se quem acha que só existe esse comércio em meio aos poderosos financeiramente. Ou vai querer me dizer que muitas vezes muitas pessoas não vendem imagens de santos, com valores absurdos para simples devotos que querem montar um altar em casa. Tudo tem seu preço, mas a questão é que muitas vezes o preço cobrado é o preço da exploração.
         Já ouvi até mesmo o absurdo de que uma casa de oração, que salvo engano, intitulada “São Padre Pio”, cobrava um valor “x” para se fazer oração pelas pessoas. É realmente Jesus cobrava para se curar as pessoas, não é mesmo? NÃO! Jesus fazia tudo gratuitamente. Por isso o Senhor vai nos dizer muitas vezes: “Nem todo aquele que me disser: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!”. (Mateus 7,21-23) – Se engana quem acha que essa Passagem se dirige muitas vezes apenas aos falsos doutores, muitas vezes protestantes, charlatões, etc. Essa passagem vem dizer para todo tipo de gente, que como o caso citado acima, em que se cobra em troca de oração, os operários são maus por não fazerem a vontade de Deus, e sim a vontade do homem que busca a riqueza e a auto-suficiência sem querer viver da providência divina. E o que me entristece muitas vezes nesse caso, é que usam o nome de “Padre Pio” e fazem totalmente o contrário do que este grande santo de Deus fazia. Assim podemos dizer de muitos que não seguem o Evangelho perfeitamente como se deveria, como São Francisco de Assis, por exemplo.
         Pergunto-me muitas vezes, se as pessoas que tem bancas de alimentos e artigos religiosos nas portas das Igrejas, vivem realmente a fé. Será? Ganham muito dinheiro, mas será que ganham a salvação? Ganham o sustento terrestre, mas será que ganharão a eternidade divina? Porque se toda Missa estão lá vendendo, será que eles vão a outro horário. Ou vendem nas Missas semanais, mas nas dominicais marcam presença no Sacrifício de Nosso senhor? Será que esse povo se confessa e comunga o corpo e o sangue do Senhor? Eu temo que as pessoas nem sejam Católicas e muitas vezes usa o templo pra fazer comércio, ou seja, pra fazer dinheiro. A IGREJA NÃO É BOLSA DE VALORES! Você pode vender suas coisas (desde que lícitas a fé) em frente a Igreja, afinal você tem que tirar seu sustento, e Deus te da a graça. Mas temos que viver a fé, e não ficar escondendo-se nas cifras e fazendo do tempo sagrado (Igreja) como nos tempos de Jesus: “Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas, e disse-lhes: “Está escrito: minha casa é uma casa de oração [Is 56,7], mas vós fizestes dela um covil de ladrões [Jr 7,11]!”(Mateus 21,12-13)
       Então cuidemo-nos para que sejamos fiéis seguidores de Cristo, escravo da verdade, fiéis servos de Maria, ou seja, de Cristo. E que assim possamos jamais tirar proveito da fé de ninguém, fazendo todas as obras de Deus por sua fiel providencia e amor. Que possamos discernir o que é vontade de Deus, e o que é podridão humana. Fé em Deus e sigamos em frente iluminados pela luz do Evangelho verdadeiro em Cristo Jesus.
         Fiquem com Deus e Nossa Senhora das Graças, que esmaga a cabeça da serpente.
Shalom!

You May Also Like

2 comentários

  1. Muito boa postagem. Está muito bom o seu blog. Vamos animar o Natal deste ano? Já estou colocando alguma coisa sobre o Natal no meu blog para provocar um pouco os preparativos para o Natal. Vamos? Pelo alto nível do seu blog talvez queira escrever algo mais teológico. Como o meu é sobre boas maneiras escrevi algo sobre os preparativos do Natal e a etiqueta. Se concordar em participar desta "corrente", deixe um comentário no meu blog com o link para a sua postagem sobre o Natal. Abraços,

    Fim de Outubro Eba! O Natal está chegando! Sugestão de Preparativos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, fico feliz por ter gostado do blog. Qualquer coisa eu comento no seu blog, se quiser fazer parceria (troca de banner ou linkar os blogs) é so falar...

    Shalom!

    ResponderExcluir