UMA FÉ DE PEDRA

by - dezembro 27, 2010

            

            Homem de fé, homem de adoração, homem de oração, sincero, líder, humilde, sábio, rico de Espírito, pescador, discípulo, apóstolo, PAPA... ou simplesmente pescador de homens. Este é São Pedro, a pedra que Jesus ergueu a Igreja Católica Apostólica Romana.
            A fé deste homem serve de exemplo para nós. Ele que havia trabalhado uma noite inteira em seu ofício de pescador, e nada tinha apanhado; quando Jesus lhe manda jogar as redes novamente, ele vai dizer “...por causa de tua palavra, lançarei a rede” – muitas vezes falta essa fé, de ouvir a voz de Deus e obedecê-la; mesmo que seja uma atitude simples como de jogar uma rede, mas saber de quem te fala é o Cristo. Por isso após a milagrosa pesca, Jesus fala algo marcante para Pedro: “Não temas, doravante serás pescador de homens”. – e então Pedro abandonou tudo para seguir o Senhor. Quantas vezes não nos falta uma atitude como a de Pedro?
            Pedro era um homem muito simples, cometia muitos erros, não entendia algumas coisas. Mas isso era normal, quem compreenderia? Mas Pedro sempre estava a frente dos outros discípulos, era Pedro quase sempre quem tomava a palavra com o Senhor, já era Jesus formando o primeiro Papa de Sua Igreja. São Pedro é aquele que Jesus disse “Tu és Pedro, e sobre essa pedra eu edificarei a MINHA Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”(Mateus 16,18-19) – Ai está a figura do Papa, ai está o início da formação da Igreja Católica Apostólica Romana, que irá se consolidar em Pentecostes. Pedro é o mesmo homem que mesmo após ouvir o que Jesus lhe disse, falou algo que contradizia a vontade de Deus, e foi repreendido por Jesus (Mateus 16,22). Precisamos ser repreendidos muitas vezes, mas infelizmente muitas vezes não queremos ser como Pedro que aprendia o que Jesus ensinava, mas queremos ser como Judas que o traiu.
            Pedro talvez acima de tudo é exemplo de fé. Talvez você se pergunte: Como exemplo de fé se ele não teve fé para andar nas águas como Jesus falou? Veja na passagem: Mateus 14,22-36. Mas quantos de nós teríamos a atitude de fé que Pedro teve e falar “Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti” e logo após Jesus dizer VEM, se lançar ao mar? Creio que muitos não se jogariam ao mar por Jesus como Pedro fez. E se a fé foi pouca, não é nada diferente do que acontece conosco. Pedro é totalmente um retrato nosso, de quando se tem a atitude de se lançar ao mar, ter medo das tribulações que se terá que passar. Mas este mesmo homem, é humilde o suficiente pra pedir socorro por ter duvidado. E Jesus lhe estende a mão, assim como faz com você quando se desvia Dele, quando esta doente, quando sai da sã doutrina; Cristo esta te erguendo o braço como fez com Pedro.
            Pedro também é aquele que negou Jesus três vezes (Mateus 26,69-75), quantos de nós assim como Pedro também não negamos Jesus? Seja por palavras, atitudes, ocultações. Muitas vezes não agimos conforme dizemos, negamos o Cristo, negamos a Deus, negamos a Sua Igreja. Pedro negou três vezes, e você quantas vezes já negou Jesus Cristo? Pedro soube se arrepender, e depois da vinda do Espírito Santo assumiu a missão preparada pra ele, ser o primeiro Papa. E seguiu para Roma, para lá levar o conhecimento de que Jesus é o Senhor!
            Pedro que foi a frente dos apóstolos após a morte e ressurreição de Jesus (claro juntamente também com Maria), foi forte na batalha de anunciar o evangelho. Cheio do Espírito Santo foi canal da graça e da salvação para muitos. Até a morte de cruz assumiu para não negar o evangelho. Pedro era tão simples, tão humilde, e amava tanto a Jesus; que não se achou digno de ser crucificado da mesma forma que seu mestre, e foi morto de cabeça para baixo. Será que temos a fé deste homem? Espero que possamos nos espelhar nele, e poder assumir a cruz que devemos carregar, e fazer tudo para a honra e glória de nossa Senhor.
            São Pedro rogai por nós
            Paz e bem

You May Also Like

2 comentários

  1. Como uma amiga diz: "Pedro é um grande exemplo do amor de Deus para nós. Apesar de tanta teimosia, apesar de tanta ignorância, tanta falta de fé. Cristo não desistiu de Pedro, pelo contrário confiou nele. Deu-lhe responsabilidades e confiou que Pedro daria seu melhor e o deu. Também me faz recordar do auxilio do Espírito Santo na caminhada de Pedro, antes ele era um medroso (rsrsrrs) , mas após a chegada da Pessoa do Espírito Santo despojando-se a condução Dele fez grandes maravilhas a nossa igreja e principalmente em sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, assim como todos os santos, é exemplo de fé e de perseverança. E msm assim, ser o 1º Papa é de grande responsabilidade.

    ResponderExcluir