História da Semana de Pentecostes

by - junho 10, 2011

1997



No ano de 1997, o Pe Moacir Anastácio, sentido um ardente desejo de fazer Jesus Cristo ser conhecido, amado e adorado por todas as pessoas, começou a celebrar Missas de Curar e Libertação na Paróquia São Pedro. No decorrer destes anos foram inúmeras as graças derramadas neste lugar, onde mais tarde, aconteceria o maior evento paroquial do mundo. Aqui nasceu a Semana de Pentecostes e é Ele, O Espírito Santo, o protagonista desta história. O Espírito Santo é a fonte e o segredo da coragem e audácia de celebrarmos tão grande evento.









A graça de Pentecostes (Foto: pastoral.com/2010)




1999


Domingo da Ascensão do Senhor, 8h, como de costume, o Pe Moacir celebra a Missa. A leitura deste dia está em Atos 1,4-5: ” E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa do Pai, ” que ouvistes”, disse ele” da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias.”


O Padre terminou esta celebração, dizendo: ” Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.” Neste momento, ele ouviu uma voz interior que lhe dizia: ” Não foi isso que você pregou, e nem foi isto que Eu te ensinei.” No mesmo dia ele celebrou na Capela Imaculada Conceição de Maria, ás 10h30min, e, mais uma vez ao final da missa, repetiu a mesma despedida da Missa anterior e, novamente, ouviu aquela voz que lhe dizia a mesma coisa. Foi para meditando aquelas palavras e após rezar em sua Capela, Deus concedeu-lhe este discernimento: A partir daquele dia, dia da Ascensão do Senhor, o Senhor queria que todos ficassem em oração até o dia de Pentecostes. Na missa das 19h deste mesmo dia, ele convocou todos os fiéis presentes, cerca de 300 pessoas, para juntos, iniciarem uma semana de oração, louvor e adoração ao Senhor. Com o objetivo de realizar um evento bem organizado e seguro, o Pe Moacir montou uma equipe de Coordenação, escolhendo cinco paroquianos: Washington, Vicente de Paulo, Paulo, Maria Alina e Mary. Assim nasceu a Semana de Pentecostes.






2000


Neste ano, o Padre Moacir convidou alguns padres para celebrar com ele, a Semana de Pentecostes. Em uma das missas, celebrada pelo Pe Rambo, durante a homilia, Deus dava ao Pe Moacir, uma revelação que dizia: ” Na Semana de Pentecostes, manda as pessoas trazerem uma vela na sexta-feira e consagra-a ao Pai, uma segunda vela no sábado e consagra-a ao Filho e uma terceira vela no domingo, dia de Pentecostes, e consagra-a ao Espírito Santo. no momento mais difícil da vida, a pessoa deverá acender as velas e o milagre irá acontecer. ” Estavam presentes, nesta celebração, cerca de 3 mil pessoas.









Paróquia São Pedro (Foto: Pastoral.com/2010)




2001


A Semana de Pentecostes aconteceu, novamente, na Paróquia São Pedro, com um público estimado em 12 mil pessoas.





2002


A Semana de Pentecostes aconteceu, novamente na Paróquia São Pedro, aumentando o número de fiéis por cada evento.






2003


Neste ano em que os três últimos dias da Semana de Pentecostes foram celebrados na Paróquia São Pedro. As ruas ficaram intransitáveis, lotadas por um público aproximado de 25 mil pessoas que se comprimiam para participar das celebralções. Com o número de fiéis aumentando assustadoramente a cada ano, o Pe Moacir, juntamente com a coordenação de Pentecostes, tendo a frente como coordenador-geral, Washigton Mesquita, decidiu transferir os três últimos dias do evento para um espaço maior.









Pistão Park Show (Foto: Pastoral.com)






2004



Primeiro ano no Pistão Park Show, em taguatinga, um público estimado em 35 mil pessoas em cada celebração, totalizando quase 100 mil pessoas nos três dias. A partir deste ano, prevendo um grande aumento de pessoas presentes, Washigton desenvolve projetos de parceria, layout e conta com um grande número de pessoas voluntárias para trabalhar, proporcionando, assim, a organização de uma estrutura de grande porte.






2005


Lotação no Pistão Park Show, uma média de 55 mil pessoas, por dia. O local tornou-se pequeno para acolher tantos fiéis.




2006


Neste Ano, a Paróquia São Pedro, nos três últimos dias da Semana de Pentecostes, transferiu-se para o Parque da Facita, também em taguatinga. A coordenação montou um layout e uma estrutura específica. Ao visitar o local o Pe Moacir disse: ” Estamos diante de um elefante branco onde não temos nada.” O público estimado para este ano foi de 90 mil pessoas por dia, em um total de 270 mil nos três dias.









Facita (Foto: Pastoral.com)




2007


Permanecendo na Facita, superou-se qualquer expectativa de público, estimado em 140 mil em cada dia. O Parque da Facita nunca havia recebido um público tão numeroso e, novamente, foi necessária a transferência para outro local que pudesse comportar tantas pessoas, já que, a cada ano, o número de pessoas crescia em proporções assustadoras.







"Temos que levar ao mundo a graça de Pentecostes" Padre Moacir (Foto: Pastoral.com/2010)






2008


Surge um grande desafio: Celebrar a Semana de Pentecostes no Parque Leão, um local desconhecido pelo povo e de difícil acesso, por não haver linhas de ônibus destinados a ele. O Parque Leão possui uma área interna de 174.00 m² de espaço livre e foi necessário refazer e adequar o layout. Enfrentaram-se inúmeras dificuldades, pois o custo financeiro do evento tornou-se muito elevado diante da realidade da Paróquia São Pedro. Para custear o evento, foi preciso contar com o auxílio financeiro dos amigos e paroquianos. Mais uma vez como sempre, a graça e a misericórdia de Deus foram derramadas em abundância e a providência Divina supriu todas as necessidades, nada deixando faltar. O público estimado, neste ano, foi de 350 mil por dia.









Nossa Senhora passa na frente (Foto: Pastoral.com/2010)






2009


Ainda no Parque Leão, todas as expectativas de público presente foram superadas. Compareceram cerca de 700 mil pessoas em cada dia. Vale destacar que esses números foram fornecidos pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Também estavam presentes todos os órgãos de Segurança Pública do GDF. No sábado, a TV Canção transmitiu o evento para Brasília, o Brasil e todo o continente Africano, além de transmitir através de 150 outdoors, 150 mil cartazes, 1 milhão de programações impressas, oito trios elétricos e três dias de propagandas nas principais emissoras de televisão. A Semana de Pentecostes tornou-se o maior evento católico, a nível paroquial do mundo e foram superadas todas as expectativas de público e organização. ” Temos certeza de que tudo isso é fruto da misericórdia de Deus e da coragem, audácia, fé e determinação do Pe Moacir Anastácio para evangelizar e anunciar Jesus Cristo aos quatro cantos do mundo”, disse Washington Mesquita.






2010


A XI Semana de Pentecostes aconteceu em Brasília da forma esperada pelos organizadores do evento e confirma Brasília como a Capital do Espírito Santo. Tendo á frente o coordenador geral Washington Mesquita, e o seu celebrante, o Padre Moacir Anastácio. Pentecostes 2010 foi um sucesso total. Durante oito dias, três milhões de pessoas louvaram, glorificaram e bendisseram o nome do Senhor.


Moradores do Distrito Federal, vindos de todas as cidades satélites, gente que veio de longe, de outros estados, rezaram, pediram, agradeceram e se emocionaram ao ouvir as pregações do Pe Moacir. Por trás de toda movimentação no Parque Leão, um batalhão de mil e setecentas pessoas, membros de pastorais e voluntários da Paróquia São Pedro e da comunidade Renascidos em Pentecostes trabalhava sem parar, dando apoio, e atendendo todas ás solicitações dos fiéis.



 
Pentecostes 2011


FONTE: http://semanadepentecostes2011.blogspot.com/p/historia.html

You May Also Like

0 comentários