Bons amigos se assim Deus quizer

by - novembro 09, 2010



Nunca se esqueça do seu melhor amigo!

Hoje uma terça-feira à noite, fico a refletir sobre o que escrever no blog. Então como muitas vezes, algo que virou costumeiro, peço ao Senhor uma passagem Bíblica que me pudesse ter essa inspiração. E então, como é de costume, Ele me da a passagem, que na qual me inspirou a falar da amizade.
A passagem que me veio, continha São Paulo a saudar vários e vários irmãos na Epístola aos Romanos (Romanos 16, 1-16). Algo tocante é porque isso demonstra a amizade, e a verdadeira vivencia como irmãos em Cristo.
Talvez fui marcado por essa passagem, por motivos de ao entrar no caminho de Deus, e ter ganhado amigos de presente, verdadeiramente amigos pela fé. Mas talvez mais do que isso, irmãos pela fé, com fé, e gerando frutos da fé. Quem pode viver sozinho no mundo? Ninguém pode isso, Deus viu isso e ao criar Adão, logo cria Eva para que vivessem juntos e povoassem o mundo.
Quantas vezes não precisei de uma palavra de um amigo, de me desabafar com um amigo, de um abraço amigo, etc. A amizade consiste realmente nessa vontade de viver como irmãos, talvez até naquela de que o outro é o mais importante. Por isso vejo muito em amigos a preocupação, de saber se você esta bem, para assim ele estar bem também.
Posso dizer que sou um cara de poucos amigos. Uma pessoa fechada, meio que “na minha”. Muitos me chamam de metido, se brincar ate de anti-social. Talvez por uma timidez que veio a retirar nos últimos tempos. Mas ao estar com meu melhor amigo que é Deus, ganhei de presente d’Ele vários amigos. Mesmo que alguns me irritem, mesmo que me encham (kkk), mesmo que não compreendam, mesmo que o mundo acabasse, somos amigos.
Existem pessoas que confundem o que é uma amizade, e acham que amigo serve só para “passar a mão na cabeça” deles. Mas amigo também é aquele que te aconselha, mesmo que você não goste pois você pode estar errado: “Repreende o teu amigo,porque talvez não tenha compreendido, e diga: ‘Nada fiz’. Ou se o fez, para que não torne-o a fazê-lo.”(Eclesiástico 19,13) Se você ama seu amigo, e vê ele constantemente no erro, repreenda-o, pois na repreensão virá a conversão.
“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.” (Eclesiástico 6,14). Você achou esse tesouro? Eu acho que venho achando alguns tesouros na minha vida, apesar de no passado ter descoberto que algumas jóias eram de vidro. Mas acho que sou tranqüilo quanto a amizades que tenho, pois algumas ate recentes mas que sinto que serão de longa data (tipo aqui na terra e na vida eterna rs), mas sabe porque tenho esse sentimento? Porque no próprio livro do Eclesiástico diz: “Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.” (Eclesiástico 6,17) Que maravilha de passagem, pois se eu to com Deus, terei amigos que com Deus esta também, e assim teremos uma amizade em total conjunto de amor a Deus. (Não é mesmo coleguinhas?)
Só tenho a agradecer a todos os meus amigos. Mesmo o que porventura se afastaram, mas compreendo. Mas quero agradecer de coração a cada um que fez, faz, e fará parte da minha vida. Pois ninguém vive sozinho, por isso vivo com vocês. “A amizade é a mais verdadeira realização da pessoa” (Santa Teresa de Ávila) por isso me sinto realizado. E mesmo que não possamos nos ver, se liga no MSN, Orkut, Twitter, mas de um jeito ou de outro estaremos a nos ligarmos, e manter a amizade.

“De amigo não te tornes inimigo de teu próximo, pois o malvado terá por sorte a vergonha e a ignomínia, como todo pecador invejoso e de língua fingida. Não te eleves como um touro nos pensamentos de teu coração, para não suceder que a tua loucura quebre a tua força, devore as tuas folhas, apodreça os teus frutos e te deixe como uma árvore seca no deserto. Pois uma alma perversa é a perda de quem a possui; torná-lo-á motivo de zombaria para seus inimigos, e conduzi-lo-á à sorte dos ímpios. Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência. Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil. Se adquirires um amigo, adquire-o na provação, não confies nele tão depressa. Pois há amigos em certas horas que deixarão de o ser no dia da aflição. Há amigo que se torna inimigo, e há amigo que desvendará ódios, querelas e disputas; há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça. Se teu amigo for constante, ele te será como um igual, e agirá livremente com os de tua casa. Se se rebaixa em tua presença e se retrai diante de ti, terás aí, na união dos corações, uma excelente amizade. Separa-te daqueles que são teus inimigos, e fica de sobreaviso diante de teus amigos. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.”(Eclesiástico 6,1-17)
Essa passagem acho que diz tudo. Por isso fiquem com Deus, e nesse desejo de vivermos em unidade, como irmãos em Cristo, sejamos dóceis uns aos outros, mansidão para com nossos amigos.

You May Also Like

12 comentários

  1. Ótima postagem *_*
    (Eclesiástico 6,1-17)--> posso dizer q e uma das minhas preferidas aliás fala da amizade algo q valorizo muito. Essa parte da leitura
    {Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.}me ensinou muito, teve um tempo em q confiava em muitos e não tinha Jesus na minha vida, confiei em muitos e me trairam...depois conheci os amigos dos amigos(Jesus), posso ter alguns agora, posso ate ter os mais intimos mas nem eles sabem de tudo, Jesus sim e o meu melhor amigo e ele me abençoou com outros, ele tem q ser o 1° para os outros nao te decpcionarem, depois q o tive aprendi a discenir os verdadeiros.

    PS: Tenho certeza q eu e vc seremos amigos pela fé =D

    ResponderExcluir
  2. Que bonita declaração de amor para com os amigos! às melhores amizades que já tive e tenho são aquelas que encontrei nos amigos de Jesus. (Tá, eu nunca tinha pensando nisso, antes de ler seu blog) Jesus tem que ser o nosso melhor amigo, neh amigo? kk's Muito obrigado Jesus pelos meus amigos!

    ResponderExcluir
  3. Bem, tô desde ontem tentando comentar alguma coisa aqui e me faltam as palavras..
    nem sei se eu sou uma das coleguinhas do seu post, mas comentarei como se eu fosse =X hehe
    falar sobre amizades sempre foi algo que me maxucou muito.. já tive inúmeros 'amigos' que conheci dentro da igreja, acreditei que seriam aqueles amigos eternos e acabei quebrando minha cara muito forte..
    Por isso, vinha pedindo muito a Papai do céu pra colocar no meu caminho pessoas dEle e que tivessem o mesmo objetivo que eu: servi-Lo verdadeiramente nesse mundo..
    daí aconteceu que eu conheci vcs do Shalom =) posso dizer que perto das pessoas com quem eu convivo a maior parte do tempo, eu me sinto um ET, como conversávamos na reunião passada.. mas perto de vcs, me sinto um ET com a anteninha menor rs
    enfim.. quero que vc e o coleguinha aqui em cima (rs, aproveitando a oportunidade) saibam que eu sinto um carinho ENOOOORME por vcs, que eu rezo SEMPRE por vcs, e espero, de verdade, que sejamos grandes amigos PELA FÉ.. (eu sei que seremos, afinal, a base da nossa amizade é o próprio Cristo, não é mesmo?)

    Shalom!!
    Precisando, pode contar comigo =)

    ResponderExcluir
  4. É realmente somos amigos mesmo. Mesmo que venham dificuldades.. enfim, amigos também ajudam nos momentos dificeis nao é msm? Ter Cristo como o 1º amigo é essencial, depois o resto Ele providencia.
    E ow coleguinha, claro que vc é uma das coleguinhas kKkKkKk
    Precisando.. aki esta um amigo! xD

    ResponderExcluir
  5. '' verdadeiramente amigos pela fé'' assim somos . Sinceramente melhor post até hj .

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo!
    A felicidade de encontrar uma amizade tão sadía, é tremenda. Posso dizer mais, nossa convivência apesar de pequena, foi a mais simples e verdadeira que qualquer pessoa possa querer.
    O dom de ser amigo não é para qualquer um, e vc sabe disso... mas você o tem.
    Não irei esquecer nossa amizade irmão.


    AMIGOS PELA FÉ

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, e apesar do pouco tmp somos amigos msm. Tudo começou no serviço, q brincavam q a gente era parecido, q eramos irmãos kkk_ num é q somos msm? kkk_ Louvado seja Deus por nossa amizade. Obrigado por ser meu brother! xD

    Fica com Deus e Nossa Senhora
    Alan, qualquer coisa formaliza por email (vc entendeu kkkkk)

    ResponderExcluir
  8. As vezes a gente não consegue entender algumas coisas que Deus faz na nossa vida...
    Muitas vezes perdemos pessoas que amamos muito, mas em contra partida Deus nos manda verdadeiros amigos , que são como anjos em nossas vidas, e você Anderson , é um desses anjinhos que Deus colocou na minha vida, para trazer alegria pra minha vida ,dar conforto ,conselhos (muito sábios por sinal), trazer uma paz, você é uma pessoa que tem uma luz muito grande dentro de sí, e sempre leva essa luz para quem está a sua volta, uma pessoa muito iluminada pelo Espírito Santo.Agradeço á Deus por ter colocado vc na minha vida e hoje poder dizer que vc é um verdadeiro "amigo anjo".
    Nos conhecemos a pouco tempo, mas com o pouco tempo que te conheço , passei a te admirar e te considerar muito na minha vida,você já é essencial na minha vida.Muito obrigado por ser sempre essa pessoa tão maravilhora e iluminada e pelo que hoje você significa na minha vida.
    Te amo bem muitão viu ...
    bjinhos....
    Fique sempre com Deus e Nossa Senhora!
    *PAULINHA*

    ResponderExcluir
  9. Poxa ta querendo me fazer chorar é? ><
    Nos conhecemos a tão pouco tmp neh? Acho que ja nos conheciamos em Cristo a algum tmp rsrs - Agradeço a Deus se eu de alguma forma posso te servir de ajuda. Tbm te amo, e essa amizade que nasceu em Cristo permanece em Cristo unida pelo Espírito Santo, pra glória de Deus Pai. Fica com Deus e Nossa Senhora. Pra sempre aki ~>♥

    ResponderExcluir
  10. ESTRANHO...
    Pensava que tinha comentado essa postagem a seculos por ser uma da minhas preferidas.
    Só sei que começou repentinamente com uma zoação da sua voz de Cidi Moreira e agora somos mo parceiros.XD
    PS: Otima musica pra postagem. XD
    Fuiz....

    ResponderExcluir
  11. kkk
    Pois é, amizades não tem hora pra acontecer, tem sentimentos a brotar.

    ResponderExcluir