Os santos são para serem imitados

by - novembro 01, 2010

Santos não são só para serem admirados, mas sim para serem imitados
            Irmãos e irmãs, eu não me lembro ao certo aonde ouvi esta frase, eu só sei que ela me tocou de uma forma, mudando o modo de pensar sobre os nossos santos e nossas santas da Igreja. Meu pensamento talvez fosse este: “Ah que bonito fulano é santo, vou rezar para ele”; mas não devemos apenas rezar pra eles, mas devemos seguir os seus exemplos de entrega e amor a Deus.
            No mundo de hoje que só ouvimos falar de desgraça, ligamos a TV e lá esta passando nos noticiários as desgraças, fico a imaginar: “será que se seguíssemos os exemplos de santos que seguiam a Cristo, será que não seria melhor?” É triste irmãos, mas é a verdade, o mundo parece estar cada vez mais se encaminhando para a destruição, por isso precisamos ser fortes como estes tantos santos foram, e confiar cada segundo de sua vida a Deus.
            Quem sabe se imitássemos São Francisco de Assis, pudéssemos pelo menos um pouco diminuir a pobreza do mundo (que muitas vezes é de alma). Quem sabe se imitássemos um pouco São Padre Pio de Pietrelcina, pudéssemos saber realmente o que é entregar a vida 100% a Deus, e ainda mais, saber amar a Santa Igreja e os Sacramentos que Deus nos deixa. Quem sabe se imitássemos Santa Teresa D’Ávila, não poderíamos aprender a conversar com Deus, a esperar em Deus, ter paciência, a rezar, pois como ela dizia: “Nada te pertube, nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta.” (Santa Teresa D’Ávila que vem me dando ensinamentos, Deus vem colocando sua imagem em mim, não sei o porque, mas Deus sabe). Talvez se imitássemos tantos e tantos santos, quem sabe, quem sabe...
            Mas se você jovem, acha que pra ser santo precisa deixar de “viver feliz”, precisa deixar de ser jovem... a meu caro jovem, talvez se você imitasse nossa querida beata Chiara Luce, a meu jovem veria que pra amar a Deus consiste apenas em querer amá-lo, na sua juventude, e na plenitude de Deus. E mesmo lutando contra, sempre fazer a vontade de Deus, sempre ser feliz com Deus. Essa santa, que foi ao encontro de Deus aos 18 anos, e hoje é reconhecida beata pela Igreja. Então jovem, que tal o convite de ser um santo de calça jeans...? (Como diria nosso grande João Paulo II)
            Eu muitas vezes demonstro medo ao anuncio do evangelho, anuncio de Deus. Talvez isso venha diminuindo ao querer imitar nosso querido São Paulo. E os nossos apóstolos em geral, principalmente São Pedro, nosso primeiro Papa. Imitar os apóstolos, eis a questão de imitá-los, deram a vida ao anuncio de Deus, e eu às vezes não dou nada.
            Mas não adianta eu falar de tantos santos, se eu não falar daquela que talvez tenha as características de todos eles. Essa santa tão especial que tenho tido umas experiências legais, por mais simples, porem tocantes. Estou a falar do primeiro sacrário, da primeira discípula, daquela que és cheia do Espírito Santo; estou a falar claro de Maria a grande mãe de Deus. Nossa Senhora que também vem sendo me mostrado por Deus como um exemplo a ser seguido. Ela é um exemplo para todos, não importando o sexo, idade, raça, etc. Eu quero imitá-la e ter a Sua intercessão no ponto da paciência, no ponto de acreditar e confiar sempre nas promessas de Deus, no ponto de ser cheio do Espírito do Senhor, no ponto de ser íntimo ao extremo de Deus, no ponto de guardar as coisas no coração, enfim ser como ela era, fazendo a vontade de Deus.
            Então meus queridos irmãos, peço-vos que se entregue a Deus como os santos se entregaram. Imitem a vida deles, não apenas tenham imagens deles para recordação, mas tenham a vida deles como exemplo pra sempre ter forças pra superar as dificuldades, e ir ao encontro do amoroso Deus.
“Paz aos irmãos, amor e fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça esteja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor inalterável e eterno”(Efésios 6,23-24)
(Com amor inalterável e eterno como era o amor de nossos Santos que são exemplos para nós!)

You May Also Like

6 comentários

  1. Hey man
    Nuss ki postagens em
    Quase Chorei na de QUEM é esse DEUS

    Que o espirito santo lhe de muitas inspiraçoes assim como ele fez com os que escreveram a biblia.
    xD
    Fuiz

    ResponderExcluir
  2. Amém Amém Amém.
    Tudo pra honra e glória de nosso Deus.
    Que ele te santifique também a cada dia...
    Que todos os santos interceda por ti e tua família; =)

    ResponderExcluir
  3. “Santos não são só para serem admirados, mas sim para serem imitados”

    Muito bom !

    ResponderExcluir
  4. Como o espirito santo é maravilhoso, a cada dia que passa você fica melhor nas postações!
    Parabéns! ♥

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a irmazinha ai de cima cada dia escrevendo melhor!
    Essa postagem faz com que eu reflita no sentido do que eu estou fazendo para alcançar a santidade. Qual a intimidade que estou trilhando com Deus.
    São tantos santos para imita-los, vou tentando pega um pouquinho da essência de cada um.
    Deste modo com o pouqinho de cada, vou formando minha santidade em Deus!

    ResponderExcluir
  6. como vc msm diz Xandy: O querer é o primeiro passo. Queiramos ser santos em todos os momentos, todas atitudes, enfim... sede santos

    ResponderExcluir